STILASP se reúne com VAT para debater o fim da escala 6x1
- imprensa090
- há 20 horas
- 2 min de leitura
Na tarde desta sexta-feira (11) os dirigentes do STILASP se reuniram com a Priscila Kashimira, coordenadora nacional do VAT – Vida Além do Trabalho, para reforçar a importância do combate à escala 6x1 e articular ações conjuntas que contribuam para melhorar as condições de trabalho de todos os trabalhadores brasileiros.
Durante o encontro, destacamos os impactos negativos dessa jornada desgastante, que compromete a saúde física e mental dos trabalhadores, reduz o convívio familiar e prejudica a qualidade de vida. A luta contra a escala 6x1 é antiga no setor de alimentação, e o STILASP continua atuando com firmeza para garantir jornadas mais humanas e compatíveis com a vida fora do ambiente de trabalho.
Priscila destacou a importância dos sindicatos e movimentos sociais ocuparem as ruas e os espaços públicos para denunciar os abusos cometidos contra os trabalhadores e pressionar por mudanças concretas. Para ela, a luta contra jornadas exaustivas precisa ir além das denúncias formais — é essencial construir mobilização popular e engajamento coletivo para pautar esse debate na sociedade.
Além disso, reforçou que iniciativas como o VAT só ganham força quando caminhadas lado a lado com a base sindical, em diálogo permanente com os trabalhadores e com ações que pressionem empresas e governos a assumirem sua responsabilidade social. Segundo ela, resgatar o tempo livre como um direito é também uma disputa política e cultural que precisa da força das ruas para se consolidar.
A reunião também foi marcada pelo resgate da histórica mobilização do STILASP ao lado dos trabalhadores da PepsiCo, que protagonizaram uma greve combativa pelo fim da escala 6x1. Foi um momento de resistência e união que evidenciou a força da organização coletiva diante de ataques aos direitos trabalhistas e serviu como exemplo de luta para todos trabalhadores brasileiros.
Seguimos na linha de frente em defesa de condições de trabalho dignas e humanas, e reafirma seu compromisso com a construção de jornadas que respeitem o tempo de descanso, a saúde física e mental e o direito da classe trabalhadora a uma vida que vá além do chão da fábrica.
Comunicação STILASP 🤝
