Evento foi realizado com o apoio da Fundacentro
Na quarta-feira (29), das 13h às 17h, os companheiros Edson, Batista e Pedro estiveram em Osasco/SP, no Osasco Plaza Shopping, para participar do 16º Encontro Anual do Espaço da Cidadania "Rompendo Barreiras e Criando Oportunidades".
O evento realizado pelo Espaço da Cidadania, com apoio da Fundacentro e parceiros (as), visa propiciar a troca de experiências e informações para derrubar mitos e preconceitos sobre pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho.
Também apoiam o encontro, a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, a Gerência Regional do Trabalho de Osasco e Região, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac de Osasco, o Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região - Cissor, especialistas em inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, entre outros (as) convidados (as) que poderão esclarecer as dúvidas dos (as) participantes.
Durante as reuniões que antecederam o fechamento do encontro, muito se discutiu sobre a importância de promover ambientes de trabalho inclusivos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2022, de quatro pessoas com deficiência em idade de trabalhar, apenas uma estava empregada. A diversidade de experiências e perspectivas geram inovação e criatividade.
Conforme os organizadores, haverá a oportunidade de compartilhar saberes das pessoas com deficiência que estão trabalhando, estudando e querem mais espaços na sociedade. Além disso, o encontro contará com a participação direta com gestores de empresas, sindicatos, escolas, entidades especializadas e órgãos públicos que atual na intermediação de mão de obra de pessoas com deficiência e na fiscalização da Lei de Cotas nº 8.213, de 1991 .
Para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é imprescindível que haja políticas públicas, conscientização da sociedade, treinamento para empregadores e ambientes laborais acessíveis e acolhedores. Desta forma, as pessoas com deficiência precisam ser tratadas com respeito e igualdade em todos os aspectos da vida, sobretudo no ambiente laboral.
Exposição
Durante o encontro, alguns desenhos temáticos do cartunista, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, Ricardo Ferraz, ficarão expostos no local do evento. Ferraz é fundador da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência. A sua obra é reconhecida no Brasil, América do Sul, África do Sul, Europa, Canadá, Estados Unidos e na Organização das Nações Unidas – ONU.
Conte sempre com o STILASP!
Fonte: Agência Gov