top of page

PEPSICO DO BRASIL | STILASP DECLARA ESTADO DE GREVE

São Paulo, 17 de setembro de 2024 – Anunciamos oficialmente o estado de greve na PEPSICO do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., localizada em São Paulo. A paralisação, decretada nesta segunda-feira (16), é motivada por alterações unilaterais na jornada de trabalho dos trabalhadores, sem a devida previsão em norma coletiva.


De acordo com o edital publicado pelo STILASP, a empresa implementou mudanças no regime de trabalho, estabelecendo a jornada de seis dias de trabalho por dois dias de folga (6x2), prática que o sindicato considera arbitrária e ilegal. A direção do STILASP alega que não houve outra alternativa senão deflagrar o estado de greve para proteger os direitos dos trabalhadores da unidade.


Carlos Vicente presidente do STILASP, assinou o edital e ressaltou que a decisão de deflagrar a greve é amparada pelos artigos 8º, inciso III, e 9º da Constituição Federal, além dos artigos 3º e 4º da Lei nº 7.783/1989, que regulamenta o direito de greve no Brasil. "Não restou outra alternativa. A alteração na jornada sem qualquer diálogo e sem previsão coletiva fere os direitos dos trabalhadores", declarou.


O estado de greve que entra em vigor imediatamente após a publicação do edital, busca reverter a medida imposta pela PEPSICO e abrir um canal de negociação com a empresa. Representaremos os interesses dos trabalhadores junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, caso a situação não seja resolvida por vias negociais.


Reforçamos que o estado de greve seguirá até que um acordo seja alcançado e que buscaremos todas as vias legais para garantir a proteção dos trabalhadores.


Nos acompanhe para mais informações.










Comments


bottom of page