top of page

Arcólor | Assembleia Campanha Salarial

Após duas rodadas de negociações coletivas com o setor de Cacau e Balas, não obtivemos avanços significativos. O sindicato patronal tem se recusado a conceder aumentos reais nos salários e benefícios dos trabalhadores, alegando que o aumento global no custo do cacau resultaria em prejuízos para as empresas.


Diante desse impasse, iniciamos negociações diretas com cada empresa, buscando avanços de forma independente do patronal. Um exemplo positivo dessa abordagem foi a negociação com a Arcólor, que aceitou as propostas que levamos. 


O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) está em 3,34%, e o aumento real conquistado para a categoria Cacau e Balas foi de 5%. Além deste reajuste, foram conquistados outros benefícios, como:


  • Piso salarial de R$ 2.194,50

  • Cesta básica no valor de R$ 410,00

  • Vale-refeição com aumento de 9,33%

  • Auxílio-creche correspondente a 30% do piso salarial


A negociação com a Arcólor resultou nos maiores avanços em termos de aumentos reais de salários e benefícios. Outras seis empresas também aceitaram negociar diretamente com o STILASP e firmaram acordos favoráveis.


É fundamental que as empresas continuem a valorizar seus trabalhadores e a colaborar para garantir seus direitos. Reiteramos que, caso as demais empresas do setor não avancem nas negociações, a greve será inevitável.


Assista o vídeo completo clicando aqui.





bottom of page